Investir em um apartamento pode simbolizar muitas coisas diferentes — dentre elas, o nascimento de uma família, a independência ou o início de uma etapa de vida, como quando saímos da casa dos pais, além, claro, de ser uma opção de quem busca aproveitar os preços estáveis e fazer excelentes negócios.
Independente do objetivo, um imóvel é uma compra que demanda planejamento, sobretudo financeiro. Para ajudar você a se organizar, a Nazale reuniu as principais dicas de como economizar e investir no apartamento próprio já em 2019.
A renda familiar é a soma daquilo que todos que moram juntos recebem. Para começar essa fotografia da sua vida financeira, entenda os diferentes tipos de renda:
Identifique as despesas. Anote os custos, ou seja, tudo o que precisa ser pago mensalmente — supermercado, luz e água, por exemplo. Confira a tabela abaixo com alguns itens para ajudá-lo:
Esses são alguns exemplos. Faça uma tabela com a lista completa de todas as suas despesas fixas e variáveis.
Depois de ter essas informações organizadas, analise se há despesas que podem ser reduzidas ou cortadas. Tente fazer sobrar um valor todos os meses para reservar.
Não deixe suas economias paradas em casa ou em um conta corrente. Faça seu dinheiro render deixando-o aplicado, seja na poupança, seja em outro fundo de investimento mais rentável. Veja no seu banco quais as opções de renda fixa ou variável estão valendo mais a pena.
Trace uma meta de quanto dinheiro você deseja juntar. Assim você pode dar um valor de entrada e financiar o restante. E lembre-se de que o valor das parcelas de um financiamento deverá ser incluído nas suas despesas fixas e caber no orçamento.
Economizar e investir no apartamento próprio em 2019 requer um esforço no início, mas depois passa a ser um hábito que deve ser levado para a vida toda — até porque, começar a ter controle sobre as finanças fará você conquistar muitas outras coisas ao longo da vida — até se tornar um investidor. Conte sempre com a Nazale!
Leia também: