A capital dos gaúchos tem muitos encantos. O charme dos parques, das ruas arborizadas e do pôr do sol no Guaíba são ótimos exemplos disso, mas não é só de belezas que vive essa cidade! Morar em Porto Alegre — ou passar por ela — também significa muitos passeios culturais à disposição. E um dos bairros que mais oferece opções a serem exploradas é o Centro Histórico. Você conhece tudo o que pode ser encontrado por lá?
Se a resposta for não, acompanhe este post! A Nazale preparou algumas dicas de lugares na região central para quem não dispensa um bom passeio cultural!
Sabores, aromas e texturas. Assim é o Mercado Público de Porto Alegre, que com seus 149 anos de existência e 110 bancas faz parte da história da capital gaúcha. Para quem busca produtos regionais, como erva-mate e charque, é um destino obrigatório!
Quando se trata de produtos exóticos, o mercado também é referência, inclusive para a culinária. Ingredientes frescos e difíceis de encontrar são achados por lá, como carnes, peixes, bebidas, frutas e temperos.
Aprecia uma boa mesa? Sugerimos o centenário bar e restaurante Gambrinus, que serve filé de peixe, bacalhau e filé mignon. A carta de vinhos oferece opções nacionais, portuguesas, chilenas, argentinas, uruguaias e francesas!
Endereço: Galeria Mercado Público Central, s/n.
Andar pelas ruas José do Patrocínio, Coronel Fernando Machado e, principalmente, Marechal Floriano Peixoto, é uma visita ao passado.
Nelas você passa por 18 lojas de antiguidades, três brechós e uma galeria de arte. Esse trajeto é chamado de Caminho dos Antiquários.
Aos sábados, os comerciantes levam os produtos para o lado de fora, transformando a calçada em uma bela feira ao ar livre. Ideal para quem gosta de utensílios e roupas vintages!
Endereço: Rua Mal. Floriano Peixoto.
Apaixonado pelo esporte mais popular do mundo? Então coloque no roteiro um lugar mágico para visitar chamado Brechó do Futebol! Durante o dia, o espaço é uma loja com cerca de 4.000 camisas — de diferentes épocas — de vários clubes do mundo. Uma verdadeira viagem colorida no tempo!
Já na entrada há uma referência aos dois maiores times do Estado: de um lado, uma parede vermelha de camisas do Internacional e, do outro, o azul do tricolor gaúcho.
À noite, o que era apenas brechó se transforma em um aconchegante bar temático. É o momento de apreciar uma cerveja durante uma papo sobre futebol em meio aos recortes de revistas colados na parede!
Endereço: Rua Coronel Fernando Machado, 1188.
A Casa de Cultura Mario Quintana fica no prédio do antigo Hotel Majestic, a última moradia do poeta Mário Quintana. Adquirido pelo governo do Estado, o local foi transformado em centro cultural para atração turística.
Hoje, é um ponto de exposições, artes visuais, literatura, dança e peças de teatro. Lá você encontra bibliotecas, jardins, salas de cinema e espaços para a realização de oficinas e eventos ligados à arte. Além disso, é possível visitar o quarto onde Mário Quintana viveu seus últimos 12 anos.
A beleza do prédio é uma atração à parte. O hotel era um dos mais finos da cidade! Possui uma arquitetura imponente: ocupa dois lados de uma travessa interligados por passarelas, e tem belas colunas, janelas e varandas.
Vale a pena visitar o café localizado no terraço. O ambiente é aconchegante e proporciona uma bela vista para a cidade e para o Guaíba.
Endereço: Rua dos Andradas, 736
Pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital e design. Tudo isso é encontrado no acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS.
Uma das mais importantes instituições culturais do Estado, o MARGS possui mais de 3.660 obras de arte que vão desde a primeira metade do século XIX até os dias atuais. A coleção é composta por trabalhos de artistas brasileiros, com ênfase na produção gaúcha, mas também conta com nomes significativos da arte mundial.
A arquitetura também é uma obra para ser apreciada. O prédio foi projetado por Theodor Wiederspahn, um dos mais destacados arquitetos que atuaram em Porto Alegre. Vale muito a pena conferir!
Por lá, há também um charmoso café e uma livraria com boa literatura, materiais para desenho e pintura, artigos de papelaria e histórias em quadrinhos!
Endereço: Praça da Alfândega, s/n.
Essa foi uma pequena amostra dos diversos programas culturais que você encontra no Centro Histórico de Porto Alegre. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. O que você gosta de fazer no Centro Histórico? Conta pra gente!
E se estiver em busca de imóveis na região, entre em contato com a Nazale.